Círculo de Mulheres – O Retorno da Luz

Irene Santos

Adicionar à wishlist

19 Jan
2019

15h00 - 18h00

3 Horas

5€

Português

Casa Artemísia,
Rio Maior

Descrição

Nos primórdios da humanidade, o homem vivia em contacto direto e permanente com a terra, o sol, a lua e as estrelas, sintonizado com os ritmos cósmicos e altamente influenciado pelas forças e manifestações da natureza. A viagem circular da Terra ao torno do Sol, representava o eterno ciclo de nascimento, crescimento, maturidade, morte e novamente nascimento. Os povos antigos celebravam alegremente as transformações ocorridas na Natureza ao longo do ano, acendendo fogueiras, fazendo rituais, cantando, dançando. 
A 21 de Dezembro celebramos o Solstício de Inverno, também conhecido como Yule, o Renascimento do Deus Sol: data importante em todo o mundo, tanto para os índios da América, como para os antigos egípcios, celtas, hebreus; até o Catolicismo aproveitou esta festividade para celebrar o nascimento de Jesus, porque na verdade nesta data celebra-se o Retorno da Luz. 
É uma celebração festiva, de confiança nas promessas do retorno da luz, da renovação e do nascimento. Em Janeiro, no novo ano, o Deus Sol é uma pequena criança a ser nutrida pela Deusa, sua mãe. 
É sob a égide desta energia, de abertura à luz, que realizaremos o nosso círculo. Aproveitemos este momento para ouvir a nossa voz interior, olhar os sinais e alimentar os projectos que queremos ver crescer. 
Em roda de mulheres trabalhamos a compaixão, a presença sensível e a escuta ativa. 
Partilharemos a Cerimónia do Xaile, um ritual de purificação e bênçãos a todas as presentes, por meio do ancestral xaile. 

Trazer: Xaile (se tiveres xaile/lenço de família traz) Tambor ou maracas Objeto com significado .
Trazer roupa quentinha e por camadas.

A 19 de Janeiro 2018 

Facilitado por: Carla Mota, Irene Aos Pés Da Deusa e Maria Filomena Canadas 
Valor: Por donativo a partir de 5E 
Na Casa Artemísia em Almoster – Santarém 

Partilha

Vagas

8 vagas disponíveis

Mapa

rua Mártir S Sebastião , almoster